O mensageiro de mensagens instantâneas “WhatsApp” foi parar nos treding topics do X (antigo Twitter) após ter mais de 157 mil relatos de instabilidades e mal funcionamento da ferramenta.
Usuários relataram um símbolo de exclamação vermelho impedia usuários de fazer envio de mensagens em grupos.
Ferramentas registraram picos de reclamações neste sábado
O Google Trends apontou instabilidade do serviço, com um aumento de mais de 1.000% no volume de buscas por termos como “whatsapp caiu” e “whatsapp fora do ar”.
De acordo com o “DownDector”, O Whatsapp sofreu um pico instabilidade na ferramenta por volta do meio-dia deste sábado.
De acordo com o site da ferramenta o “Downdetector é alimentado por relatórios de usuários imparciais e transparentes, e indicadores de problemas de toda a web…”. Confira o gráfico de reclamações extraído do DownDetector abaixo.
O DownDetector também relatou um pico de instabilidades neste sábado às 08h (horário de brasília).
O WhatsApp caiu no mundo inteiro?
Usuários dos Estados Unidos, do Uruguai, do México, da Argentina e de outras partes do mundo também registraram problemas com o serviço da Meta, indicando que o WhatsApp caiu globalmente.
O Google trends também apontou um crescimento de buscas por temos em inglês como “WhatsApp down”.
“why is whatsapp down, i need to work bhay” (por que o whatsapp está fora do ar, preciso trabalhar…”)”, disse um usuário em inglês.
“Alguien mas tiene problemas en los chats de grupos en WhatsApp?? (Alguém mais está tendo problemas com conversas em grupo do WhatsApp?)”, questionou uma mulher em espanhol.
Pronunciamento da Meta
A Meta, responsável pelo WhatsApp ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
A ausência de uma explicação oficial por parte da Meta gera preocupações sobre a possibilidade de novos problemas que poderão surgir ao longo do dia.
A empresa, também é responsável por outras grandes plataformas como Instagram e Facebook não atualizou seus canais de comunicação para reconhecer a pane ou orientar os usuários sobre eventuais soluções (até o momento).