Petrobras anuncia queda de 14% no preço do gás natural após redução no Brent e valorização do real; consumidores do RJ terão descontos de até 7,27%.
A Petrobras anunciou uma redução média de 14% no preço de venda da molécula de gás natural para distribuidoras. A nova tarifa começa a vigorar a partir de 1º de agosto, refletindo atualizações contratuais trimestrais que consideram a variação do petróleo Brent e do câmbio. No trimestre mais recente, o Brent teve queda de 11% e o real se valorizou 3,2% frente ao dólar.
Segundo a estatal, os contratos permitem variações nos preços conforme oscilações de mercado e podem ainda ser impactados por prêmios de performance e incentivos à demanda. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada no preço da molécula chega a 32%, podendo atingir 33% com os prêmios aplicados integralmente. A companhia destacou que o preço final ao consumidor depende também de custos de transporte, portfólio de suprimento, margens das distribuidoras e impostos.
No estado do Rio de Janeiro, a concessionária Naturgy informou que aproximadamente um milhão de clientes serão beneficiados com a queda nas tarifas. Para consumidores da região metropolitana, os descontos vão de 1,39% no setor residencial até 3,73% nos postos de GNV. Já no interior do estado, os percentuais são ainda maiores, chegando a 7,27% para o GNV e 5,56% para a indústria.
A Naturgy ressaltou que o Rio lidera o uso do GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos convertidos. Com as novas tarifas, o combustível se torna ainda mais econômico, podendo gerar economia de até 50% em relação ao etanol e à gasolina. O uso do GNV também garante desconto no IPVA e é mais sustentável, emitindo cerca de 25% a menos dióxido de carbono do que os combustíveis líquidos.