Pular para o conteúdo

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no STF

|ㅤ29 de julho de 2025
Compartihe esta notícia agora:
Carla Zambelli é presa na Itália por envolvimento com hacker Walter Delgatti. Governo brasileiro pede extradição.
Deputada Carla Zambelli é presa sendo escoltada por policiais italianos em Roma

Carla Zambelli é presa em Roma após ser considerada foragida por participar da invasão ao sistema do CNJ; extradição para o Brasil está em curso.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, conforme informou o Ministério da Justiça brasileiro. A prisão ocorreu após agentes da polícia italiana localizarem o apartamento onde ela estava escondida, graças a uma denúncia feita pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que compartilhou o endereço nas redes sociais.

Zambelli estava foragida desde maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parlamentar deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos e depois se instalou na Itália, país onde também possui cidadania. O nome dela já constava na lista de procurados da Interpol.

A condenação de Zambelli está relacionada a sua colaboração com o hacker Walter Delgatti, também preso, em ações que comprometeram a segurança digital do CNJ. Além da pena, o STF determinou a perda de seu mandato parlamentar, decisão que ainda depende de votação na Câmara dos Deputados.

O governo brasileiro já iniciou os trâmites para solicitar a extradição da deputada, mas ainda não há data definida para o retorno dela ao país. O caso marca um desfecho importante em um dos episódios mais polêmicos envolvendo o uso político de crimes cibernéticos por membros do Legislativo.

Leia Também – Goiás no rumo da energia verde

Assuntos relacionados