Boletim – CXCII
Bastião Compilado – 06/05/2025
Notícias
PGR CONSIDERA QUE O NÚCLEO 4 DE TRAMA GOLPISTA DEVE SER RESPONSABILIZADO:
Durante julgamento no Supremo Tribunal Federal, a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, apresentou a denúncia contra o chamado núcleo 4, formado por sete pessoas envolvidas na tentativa de golpe de Estado. Segundo ela, os acusados agiram de forma coordenada para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota nas eleições. A manifestação ocorreu no plenário da Primeira Turma do STF.
A subprocuradora destacou que o grupo participou ativamente da disseminação de desinformação sobre o processo eleitoral. Entre as ações citadas estão a propagação de notícias falsas e a realização de transmissões ao vivo com conteúdo enganoso. De acordo com Cláudia Sampaio, essas práticas estavam ligadas a um plano mais amplo de impedir a posse do presidente democraticamente eleito.
Ela também enfatizou que havia uma estrutura organizada por trás das ações, com divisão de tarefas e objetivos bem definidos. Para a PGR, trata-se de uma organização criminosa composta por 35 pessoas, das quais o núcleo 4 faz parte. Cláudia reforçou que todos os integrantes tinham plena consciência do que estavam fazendo e agiram deliberadamente para viabilizar o golpe, afastando a ideia de que a denúncia seja excessiva.
PLANO ISRAELENSE PARA GAZA INTENSIFICA CRISE HUMANITÁRIA:
O governo de Israel, sob comando de Benjamin Netanyahu, aprovou um plano para ampliar a ofensiva contra o Hamas, com o objetivo de conquistar a Faixa de Gaza e forçar o deslocamento da população civil palestina para o sul do território. A medida foi anunciada como parte de uma estratégia para derrotar o grupo militante e garantir o retorno dos reféns israelenses.
A operação será conduzida de forma gradual e poderá levar meses. Segundo autoridades, se não houver acordo sobre os reféns até a visita do ex-presidente Donald Trump à região, Israel iniciará a chamada operação “Gideon Chariots” com intensidade total. Soldados da reserva foram convocados para reforçar as ações militares, que devem incluir ataques diretos ao Hamas.
Desde o colapso de um cessar-fogo em março, Israel impôs um bloqueio à entrada de ajuda humanitária em Gaza. A situação provocou alertas da ONU e de entidades internacionais sobre uma crise de fome iminente para os 2,3 milhões de habitantes do enclave. Apesar disso, o governo israelense afirma que retomará a distribuição de ajuda apenas “se necessário”.
PROTESTO CONTRA A SUSPENSÃO DE AÇÕES SOBRE PEJOTIZAÇÃO:
A Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra) organizou um protesto em Goiânia contra uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que parou todos os processos que discutem se é legal ou não contratar pessoas como empresas, a chamada “pejotização”. O ato será em frente ao Fórum Trabalhista e faz parte de uma mobilização nacional liderada pela Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (Abrat).
A Agatra afirma que o objetivo do protesto é defender o papel da Justiça do Trabalho em julgar casos sobre relações de trabalho. A associação lembra que, de acordo com a Constituição, só os servidores públicos com vínculo direto com o Estado ficam fora da Justiça do Trabalho.
Gilmar Mendes tomou essa decisão no dia 14 de abril, dizendo que a Justiça do Trabalho não tem seguido o que o STF já decidiu sobre o assunto, o que estaria causando confusão e muitos processos. Para a presidente da Agatra, Cristiane Pavan, isso atrapalha o combate a fraudes trabalhistas e enfraquece a Justiça do Trabalho, por isso a mobilização é necessária.
Texto: Jordana Zagury
Edição: Álif Pamponet
CURADORIA:
1 – Juiz contraria Trump e ordena a entrada de 12 mil refugiados nos EUA
2 – ICMBio: nº 2 de Marina tinha ações em construtora que ganhou concessão
3 – No STF, PGR diz sobre núcleo 4: “Todos agiram para um golpe de Estado”
https://www.metropoles.com/brasil/no-stf-pgr-diz-sobre-nucleo-4-todos-agiram-para-um-golpe-de-estado
4 – Mesa Diretora da Câmara apresenta projeto que regula emendas impositivas de vereadores
5 – Associação Goiana da Advocacia Trabalhista protesta contra suspensão de ações sobre “pejotização”
6 – Custo do aumento do número de deputados é de quase R$ 40 milhões por ano
7 – Governo retira urgência da isenção do IR até R$ 5 mil para passar por comissão temática
https://www.gazetadopovo.com.br/economia/governo-urgencia-isencao-ir-5-mil-passar-comissao-tematica/
8 – Brasil melhora mas tem IDH inferior ao de vizinhos como Colômbia e Peru veja ranking da ONU
9 – Conclave deve ter primeira votação na quarta-feira
10 -Alemanha: conservador Merz não consegue maioria na primeira votação para chanceler
11 – Governo israelense autoriza operação para conquistar Gaza e deslocar civis