
Boletim – CXLI
Bastião Compilado – 24/02/2025
Notícias
VITÓRIA DA DIREITA MODERADA NA ALEMANHA: A União Democrata Cristã (CDU), liderada por Friedrich Merz, venceu as eleições na Alemanha com 28,5% dos votos. O partido Alternativa para a Alemanha (AfD), conhecido por sua forte posição contra a imigração, ficou em segundo lugar com 20,8%, registrando seu melhor desempenho eleitoral até o momento.
Apesar de ter recebido menos votos do que o esperado, o AfD pautou o debate à direita durante a campanha e recebeu até o apoio de Elon Musk, que endossou o partido por meio das redes sociais. A líder da legenda, Alice Weidel, declarou que o objetivo do partido é conquistar a primeira posição na próxima eleição.
Merz enfatizou a urgência de formar um governo com maioria parlamentar rapidamente, destacando desafios como a economia enfraquecida e as tensões em torno da migração e da segurança. Já o partido do chanceler Olaf Scholz, o SPD, terminou em terceiro lugar, com 16,4% dos votos.
Apesar da comemoração de vitória por parte da população, houveram protestos contra a posição de Merz em relação à imigração.
ZELENSKY PONDERA ABDICAR DO CARGO DE PRESIDENTE: O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, declarou estar disposto a deixar o governo caso isso leve ao fim da guerra no país. Ele também condicionou sua saída à entrada da Ucrânia na Otan, afirmando que não pretende se manter no poder por décadas. Essa foi a primeira vez que Zelensky mencionou abdicar do cargo desde o início do conflito, que completar três anos nesse 24 de fevereiro.
A declaração ocorre após Donald Trump sugerir novas eleições na Ucrânia e alegar que o presidente enfrenta uma crise de popularidade.
Durante uma entrevista, Zelensky não esclareceu se já discutiu essa possibilidade com Trump ou com o governo russo, nem explicou como funcionaria a troca. Moscou exige que Kiev renuncie aos territórios ocupados por tropas russas como condição para encerrar a guerra, algo que o líder ucraniano rejeita. Além disso, ele mencionou estar avaliando uma proposta de Trump para permitir que os EUA explorem minerais na Ucrânia, mas sugeriu que, em troca, deseja tropas norte-americanas lutando ao lado do exército ucraniano.
Embora os EUA e países europeus tenham enviado ajuda financeira e militar à Ucrânia, o envio de tropas tem sido evitado. O presidente russo, Vladimir Putin, já alertou que a presença de soldados ocidentais no território ucraniano seria vista como uma declaração direta de guerra. A declaração de Zelensky levanta questionamentos sobre os próximos passos da Ucrânia e suas alianças no cenário internacional.
PABLO MARÇAL INELEGÍVEL: Pablo Marçal foi declarado inelegível até 2032 por decisão do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, que acatou ações movidas pelo PSB e PSOL. A Justiça Eleitoral considerou que Marçal ofereceu apoio político a candidatos a vereador em troca de doações de R$ 5 mil para sua campanha, promovendo essa oferta por meio de vídeos nas redes sociais.
Além disso, o juiz apontou que Marçal disseminou fake news sobre o sistema de arrecadação eleitoral e realizou propaganda negativa contra adversários.
A candidata a vice na chapa de Marçal, Antonia de Jesus, foi absolvida. Após a decisão, Marçal declarou que “tudo será esclarecido” e anunciou que recorrerá da sentença na Justiça Eleitoral de São Paulo.
Texto: Jordana zagury
Edição: Álif Pamponet
Fontes:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/02/21/justica-eleitoral-de-sp-torna-pablo-marcal-inelegivel-por-8-anos.ghtml
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/partido-conservador-vence-eleicao-na-alemanha/
https://g1.globo.com/google/amp/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/02/23/zelensky-diz-estar-disposto-a-deixar-o-cargo-em-troca-de-entrada-da-ucrania-na-otan.ghtml
